Atualizado: 08/2024

Além das praias e dos trulli, a Puglia, no litoral ou no interior, é recheada de sabores.

A Puglia é uma das regiões italianas mais ricas em termos de gastronomia, uma das forças da economia turística da região. Estamos falando de uma das regiões preferidas das agências de turismo e dos turistas que procuram turismo gastronômico, masserie, agriturismos e adegas. Se você escolheu o salto da bota para a sua próxima viagem, saiba o que comer na Puglia (Apúlia, em português). Do litoral ao interior, a culinária pugliese oferece muitas opções para os amantes da boa comida. Por exemplo, orecchiette com verduras, massa com mexilhões e bombette di carne. Dependendo do lugar os pratos e os produtos típicos mudam de nome ou de receita, mas não perdem o sabor. Conheça os doces da Puglia. Buon appetito!

 

O que comer na Puglia

O que comer na Puglia? Massas

Cavatelli e orecchiette são as massas mais representativas da região. As orecchiette, como pequena orelhas, são uma massa típica de Bari que é servida, principalmente, com nabos ou com ragu de carne. Enquanto os cavatelli (ou capunti), de grão de trigo duro são preparados com brócolis ou cogumelos. No entanto, em Lecce, ciceri e tria é um prato de massa de sêmola de trigo que uma parte é frita (tria, de origem árabe) e outra é cozida com grão-de-bico.

 

O que comer na Puglia

O que comer na Puglia? Carne

As carnes são servidas de várias formas, por exemplo, as linguiças (salsicce) de porco e de bezerro. As bombette, típicas de Cisternino e do Valle d’Itria, são rolinhos de carne recheados com queijo, presunto e bacon, e feitos na brasa. Também feitos na brasa são os gnumerèdde, enroladinhos de tripa com salsinha. O capocollo de Martina Franca (TA) é um corte de lombo de porco, considerado um dos melhores da Itália. Em Foggia, a muschiska é uma carne seca de ovelha e cabra cozida na brasa ou servida crua. O domingo é o dia da braciola em toda a Puglia. Rolinhos de carne recheados de bacon, salsa, alho e queijo parmesão cozidos no molho de tomate.

 

O que comer na Puglia? Queijos

O cacioricotta é um mix de queijo e ricota de leite fresco de cabra e ovelha produzido no Salento. Por exemplo, em Foggia e Bari se produz o canestrato di Puglia, um queijo prensado típico feito a partir de leite de ovelhas. O pallone di Gravina (in Puglia) é um queijo semiduro de leite de vaca, consumido como aperitivo, como provolone, scamorza e caciocavallo. No entanto, a ricotta forte é um queijo com um sabor e cheiro intensos. Muito usada nos molhos. Prove a stracciatella, um queijo feito de leite de vaca ou búfalo, típico da província de Foggia, feito de tiras de mussarela e creme. Porém, a burrata, produzida especialmente em Andria, é o próximo passo, um saquinho de massa recheado de stracciatella.

 

O que comer na Puglia? Vegetais

Chicória e favas é um prato rústico e típico da cozinha camponesa. Mistura o sabor doce do purê de favas verdes frescas com o amargo da chicória. A parmigiana di melanzane é um prato tradicional que usa um dos legumes mais utilizados na culinária pugliese: a berinjela. Depois de frita, a berinjela é gratinada com molho de tomate e queijos em camadas. Enquanto, os lampascioni são parentes dos aspargos. São preparados na panela, no omelete ou marinado em vinagre. As conservas de verduras (sott’olio) com azeite de oliva extra virgem fazem parte da tradição da região e são servidas como acompanhamentos, molhos ou com pão. A Puglia é a região italiana com a maior quantidade de oliveiras, além dos azeites Dop (denominação de origem protegida) das zonas da Daunia, Terra di Bari, Brindisi e Salento.

 

O que comer na Puglia? Pães

Atualmente, a Puglia é o maior produtor de trigo duro da Itália, principalmente nas províncias de Foggia, Bari e BAT. Uma das atrações da região, a focaccia é feita com farinha, agua, sal e fermento. Por exemplo, pode ser alta, fina, macia, crocante, com molho ou pedaços de tomate, azeitonas, batata, ou somente com sal e alecrim. O panzerotto é um tipo de pastel recheado feito com a massa da pizza. Na minha opinião, melhor frito que ao forno.

O pão de Altamura é um produto DOP (denominação de origem protegida) e tem uma crosta muito crocante e um miolo macio e amarelado. O pão salentino, a puccia, às vezes, vem com pedaços de tomate, cebola e azeitonas.

As friselle são uma espécie de biscoito de farinha que depois de banhado na água são temperados com tomates, alho, óleo e sal, como uma bruschetta. Do mesmo modo, os taralli são anéis feitos de farinha, água e azeite assados no forno. Impossível comer um só!

As sgagliozze são a polenta de Foggia e Bari feita com farinha de milho e frita no azeite. Todavia, se sobrar o pão de ontem, se faz acquasale (ou Cialledda). Pão velho embebido em água, cebola, sal, tomate e orégano. Um prato típico do verão.

 

O que comer na Puglia? Frutos do mar

A costa pugliese possui mais de 800 km de extensão, logo peixes, polvos, mexilhões tem espaço garantido no menu da região, por exemplo, o peixe azul, os frutos do mar e, principalmente, os mexilhões. Típico do verão tarantino, a impepata di cozze, são mexilhões cozidos com tomates, alho, pimenta e salsinha. Enquanto, a tiella barese ou “riso, patate e cozze” é uma tigela de barro com arroz, batatas e mexilhões cozidos. Enquanto, o polvo marinado é um antipasto muito comum, mas é servido também assado na brasa e como recheio de sanduíche.

Embora a sopa de peixe e frutos do mar, também chamada Ciambotto, seja muito comum nos litorais da região, a Quatara é típica do Salento.

Em todo o litoral, Bari em especial, é muito comum nos cardápios dos restaurantes encontrar frutos do mar crus, por exemplo, mexilhões, ostras, camarões, polvos e ouriços-do-mar. No máximo, com limão.

 

Panino (Sanduíche)

O panino é uma das coisas mais tradicionais na Itália. Bom, barato e informal, mas tem a versão gourmet também. Pelas ruazinhas dos centros históricos de muitas cidades da Puglia não é incomum encontrar food trucks (em Bari são conhecidos como “Pane e merda”), barraquinhas e quiosques que vendem o fast food localPor exemplo, o clássico local sanduíche de polvo na brasa. Em alternativa, com bombetta de carne ou com zampina, uma linguiça bovina e suína temperada. Não se esqueça do tradicional sanduíche crudo e mozzarella com tomate e azeite.

Além das praias e do clima, a Puglia é comer bem. Em outras palavras, viajar pela a Puglia é também viajar pelos sabores e aromas ligados às tradições da região.