Se você está montando o seu roteiro de viagem pela Puglia, inclua as principais localidades turísticas da região em 2018.

O Osservatorio Turistico Regionale elaborou o ranking das cidades mais visitadas da Puglia em 2018. O Salento e o Gargano confirmaram-se como os principais pólos turísticos da região.

 

As cidades mais visitadas na Puglia em 2018

Embora o Gargano tenha ficado na segunda posição como zona turística, Vieste foi a cidade mais visitada. No norte da Puglia, a capital do Gargano possui um centro histórico medieval, praias, falésias e grutas. Vieste é, também, base para conhecer, por exemplo, as praias de Mattinata, Peschici e Rodi Garganico, as Ilhas Tremiti, a Foresta Umbra e Monte Sant’Angelo.

Bari foi a principal meta do turismo cultural e de negócios. Bari ocupou a primeira posição por chegada de turistas e a segunda posição por permanência. Certamente é uma vantagem a presença do principal aeroporto da região na capital. No entanto, é muito fácil se deslocar para conhecer Polignano a Mare, Monopoli e Alberobello, e outras atrações, como as grutas de Castellana e o Castel del Monte.

O Salento foi a zona turística mais visitada da região. Entre o Mares Jônico e Adriático, compreende a província de Lecce e parte das províncias de Brindisi e Taranto. No entanto, na terceira posição, Ugento se localiza na costa Jônica, entre Santa Maria di Leuca e Gallipoli. Ugento tem algumas das praias mais movimentadas do Salento, por exemplo, Torre San Giovanni. Na Costa Adriática, Otranto, é a cidade mais oriental da Itália com um rico centro histórico. Nos arredores, o Farol de Punta Palascìa é uma das atrações, além das praias de Porto Badisco, Alimini e Baia dei Turchi. Lecce, a Florença do Sul, com o seu riquíssimo centro histórico barroco ficou na terceira posição por chegada de turistas e na quinta posição por permanência.

 

Enfim, a Puglia oferece história, natureza, tradição e enogastronomia. Segundo New York Times e Lonely Planet, um dos melhores destinos turísticos no mundo.