O Roteiro de 5 dias na Puglia – Salento percorre o barroco de Lecce entre outras principais cidades do sul e as praias e grutas dos litorais Jônico e Adriático.
Antes de tudo, o Salento era conhecido como Terra d’Otranto até a união da Itália e compreende toda Lecce e parte das províncias de Brindisi e Taranto. Em outras palavras, começa em Ostuni, no litoral Adriático, e em Taranto, no litoral Jônico, e vai até o extremo sul da Puglia, Santa Maria di Leuca.
São mais de 200 km de litoral, logo não vai dar para conhecer tudo em tão pouco tempo. Por isso, criei o Roteiro de 5 dias na Puglia – Salento com as principais cidades, mas se você tiver mais tempo, acrescente no seu roteiro algumas cidades e atrações dos arredores.
Roteiro de 5 dias na Puglia – Salento: 1° Dia – Lecce
Lecce, a capital do Salento, é famosa, principalmente, pela arquitetura barroca e conhecida como a Florença do Sul. Lecce é a minha base preferida para conhecer o Salento porque é equidistante entre Otranto, no litoral Adriático, e Gallipoli, no litoral Jônico, outras duas alternativas de base. Além disso, passam por ali as principais estradas para as outras cidades. Nos arredores, visite a cidade medieval fortificada de Acaya e a Riserva Naturale Le Cesine, em Vernole. Enquanto, na Marina di Melendugno no Adriático, a piscina natural da Grotta dela Poesia, as praias de San Foca e Torre dell’Orso e as falésias de Torre Sant’Andrea.
Roteiro de 5 dias na Puglia – Salento: 2° Dia – Brindisi
Brindisi foi um importante porto comercial, entre o ocidente e oriente, ligado à capital do império romano pela Via Appia. A rainha de todas as estradas termina na orla Regina Margherita onde estão as Colunas Romanas e a Escadaria Virgiliana.
Nas redondezas, conheça o barroco pugliese de Mesagne; a praia de Torre San Leonardo, no litoral de Ostuni, a Cidade Branca, e a Reserva Marinha de Torre Guaceto, em Carovigno. Enquanto, na fronteira entre a Terra di Bari e o Salento, estão as ruínas de Egnazia e a praia de Torre Canne, em Fasano.
3° Dia – Otranto
O Castelo Aragonese se funde com o muro que circunda o centro histórico de Otranto. A catedral conserva o maior pavimento em mosaico da Europa. Fora do centro, as belíssimas Praia de Alimini e Baia dei Turchi.
Mais ao sul, o farol no Capo d’Otranto é o ponto mais oriental da Itália. Porto Badisco conserva as pinturas pré-históricas na Grotta dei Cervi. Santa Cesarea Terme é conhecida pelas águas termais. O litoral Adriático é repleto de grutas marítimas, por exemplo, a Zinzulusa, em Castro, a belíssima Grotta Verde, em Marina di Andriano; e a Grotta Azzurra, em Marina di Novaglie. Por fim, o extremo sul da Puglia marcado pelo farol de Santa Maria di Leuca.
No interior, Martano é a capital da Grécia Salentina, zona que ainda mantém o Griko, um dialeto neo-grego. Giurdignano tem uma das maiores concentrações de dolmens e menires da Itália.
4° Dia – Gallipoli
Gallipoli, a Pérola do Mar Jônico, possui a cidade velha em uma ilhota. Enquanto, a Baia Verde e a Praia de Punta della Suina são famosas pelas suas belezas naturais e pelos lidos que se transformam em discoteca à noite.
Ao norte de Gallipoli, a Baia di Uluzzo, em Porto Selvaggio, é considerado um dos lugares paradisíacos do Salento. Porto Cesareo é a capital da pesca salentina, onde estão as praias de Torre Lapillo e Punta Prosciutto. Enquanto, indo para o sul, em Ugento, se encontram as praias de Torre Mozza e Torre San Giovanni. Antes de chegar em Santa Maria di Leuca, na Marina di Salve, a praia de Pescoluse é conhecida como as Maldivas do Salento.
Todavia, no interior, Nardò, um dos símbolos do barroco Leccese, foi um importante centro bizantino. Em Galatina, veja os afrescos da Basílica de Santa Caterina d’Alessandria. Presicce e Specchia possuem dois dos mais belos centros históricos da Itália.
5° Dia – Taranto
O Museo Nazionale Archeologico di Taranto, MArTA, conta a história de Taranto, Taras, a única colônia espartana fora da Grécia. A Cidade dos Dois Mares é dividida pela ponte giratória que liga a cidade nova à Taranto Vecchia.
Nos arredores de Taranto, conheça o Parco delle Dune di Campomarino, em Maruggio; as praias de Marina di Ginosa e Castellaneta Marina; a capital do vinho Primitivo, Manduria; o bairro da cerâmica, em Grottaglie; e a cidade imperial de Francavilla Fontana.
Portanto, se você precisar de mais informações sobre os roteiros, os passeios e as cidades da Puglia, clique aqui e entre em contato comigo. Eu respondo rapidinho! 🙂
Buongiorno!
Estou planejando uma viagem para Puglia agora em julho, 5 dias.
Estou sozinha e gostaria de um certo agito.
O que você recomenda?
Ciao, Mari 🙂
Em qual data você chega?
Onde você vai dormir?
Já tem alguma ideia das cidades que você quer conhecer e o fazer?
Você quer fazer passeios ou pretende alugar um carro?
Com essas informações podemos criar um roteiro interessante
Obrigado pelo contato
Alex
Estou indo viajar agora em junho para a Itália e ficarem 5 dias em Puglia. Estava com muita dúvida sobre o melhor roteiro para fazer em poucos dias. Muito obrigada pela ajuda e por responder todas minhas dúvidas a respeito dos melhores lugares para conhecer e ficar. Super recomendo para quem estiver com dúvidas como eu estava.
Boa noite, Alex! Como é bom encontrar um brasileiro com tanta generosidade e paciência como vc, disposto a ajudar brasileiros que querem conhecer a Puglia.
Viajarem com minha irmã em setembro próximo, e gostaria de dividir com vc o roteiro que fiz. Tenho 30 dias de férias e vou dividi-los entre Puglia e Liguria, sendo que aqui está o esboço da viagem. Preciso informar que não alugaremos carro. Aqui estão as bases e os bate-voltas (um a cada dia) : Bari (3 noites) e bate-volta para Matera e Polignano; Monopoli (4 noites) e bate-volta para Alberobelo, Ostuni, e um tour que inclui Locorotondo, Martina Franca e Cisternino no mesmo dia; Lecce (4 noites) e bate-volta para Otranto, Torre San Giovani, Gallipoli.
Será que conseguimos fazer esses passeios de trem ou ônibus?
Vc acrescentaria mais alguma cidade? Se tivesse que escolher entre Trani e Vieste, qual escolheria?
Deixei Brindisi de fora… vc acha imperdível ou aconselha visitar¹
Agradeço antecipadamente os seus conselhos, pois depois começarei a fazer as reservas. Muitíssimo obrigada!
Bom dia
Você faz transfer do aeroporto de Bari até o centro da cidade?
Ou indica quem faz?
Bom dia! Estou planejando uma viagem em junho e gostaria de ficar entre 6 e 7 dias na Puglia. Estou pensando em ficar em Bari e Lecce como bases para conhecer as cidades em volta , como salento, alberobelo, pignano al mare, etc. voce acha que só da para fazer esse circuito de carro ou é possível conhecer a região com outro meio de transporte (onibus e trem)?