A marca francesa de moda Dior desfila em Lecce, na Florença do Sul, a sua Cruise Collection 2021

A casa de moda francesa Dior escolheu Lecce, a Florença do Sul e capital do Salento, como cenário para o desfile da sua Cruise Collection 2021, um desejo da diretora de criação que possui raízes no território salentino, sul da Puglia.

No dia 22 de julho, a Piazza Duomo, uma das atrações da cidade que está sempre repleta de turistas, foi o palco do desfile para 45 modelos, mas desta vez sem público por causa da pandemia de coronavírus. Embora inacessível para o grande público, o evento contou com a presença de um seleto grupo de celebridades, por exemplo, a atriz sul-africana Charlize Theron, a modelo americana Bella Hadid e a influenciadora italiana Chiara Ferragnie. Todavia o evento pode ser seguido ao vivo pelas mídias sociais que só de seguidores a marca francesa possui 60 milhões.

 

Dior desfila em Lecce: tradição e inspiração

A marca francesa utilizou a tradição local para a realização de um evento internacional. Das bordadeiras locais à inspiração das jóias no Ouro de Taranto que está no museu MARTA, em Taranto. Enquanto, as luminárias são a marca registrada das festas e sagras da Puglia, apesar de esconderem um pouco a arquitetura barroca da praça.

A orquestra “La Notte della Taranta” fez a trilha sonora em ritmo de pizzica salentina para os dançarinos folclóricos do salento. O encerramento contou com a participação de Giuliano Sangiorgi, líder do Negramaro, grupo musical de origem salentina.

Vários jornais locais polemizaram a “ocupação desrespeitosa” da Piazza Duomo, um dos símbolos de Lecce, pela marca de moda francesa. No entanto, não se pode negar que Dior mostrou para o mundo um pouco do sul da Itália. Certamente, a escolha de Dior foi um presente para Lecce, para o Salento e para a Puglia.