Atualizado: 08/2024

Os doces da Puglia geralmente estão ligados às festas religiosas. Os ingredientes como o da culinária são simples, mas típicos da região. Por exemplo, amêndoa, trigo, figo e marmelo. Embora existam algumas diferenças nos preparativos dos doces entre as províncias da Puglia, o que existe em comum são os produtos da terra. Saiba o que comer na Puglia.

O primeiro da lista não poderia ser outro, o Pasticciotto, um dos símbolos do Salento (foto acima). Uma massa crocante recheada, por exemplo, com creme, chocolate ou geléia e coberto de gema de ovo. O Bocconotto é parecido com o pasticciotto, mudando o recheio dependendo da zona, mas de tamanho menor. Basta uma única mordida (boccone).

 

O Sporcamuss (suja boca) é um dos doces mais populares. Um doce folhado servido muito, mas muito quente, recheado com creme e coberto com açúcar. Portanto, daí o nome que se refere ao rosto inevitavelmente sujo depois de comê-lo.

 

A Zeppola di San Giuseppe é um doce típico do dias dos pais. Um anel de massa frito decorado com creme e cereja. Durante o carnaval a Chiacchiera é um folhado frito crocante coberto de açúcar. A Intorchiata é uma pequena massa trançada feita com farinha, azeite, vinho branco e açúcar decorada com amêndoas.

 

Os doces da Puglia: Natal

Durante o natal, a Cartellata é o doce mais famoso da região. Uma mistura de farinha, azeite e vinho branco seco em tiras espiraladas fritas banhadas no vinho e cobertas de cravo, canela ou amêndoas tostadas granuladas. No Salento, o Purcidduzzo é uma mistura semelhante àquela da cartellata com uma forma de um pequeno “gnocco” frito banhado no mel quente e coberto com granulado colorido.

O Calzoncello é como o bocconotto, mas com a forma de meia-lua. Por isso também é chamado de Cuscino di Gesù Bambino (Almofada do Menino Jesus). A Pettola é um “bolinho” frito de massa de farinha e água servido quente pulverizado com açúcar.

Os Taralli dolci são a versão açucarada dos tradicionais taralli. Os Occhi di Santa Lucia são os taralli cobertos com glacê. Enquanto, os Taralli neri al vincotto são uma versão feita com chocolate, canela e vinho.

O Vincotto di fichi é uma geléia de figos frescos muito utilizada para fazer as sobremesas típicas do Natal. A Cotognata é uma espécie de gelatina dura açucarada de marmelo ou uma geléia com ou sem pedacinhos de marmelo. Ambas apreciadas com torradinhas ou com queijos.

A Castagnella é uma massa de amêndoas, cacau e açúcar levada ao forno com um resultado crocante por fora e macia por dentro.

 

Páscoa

Entre os doces típicos da Páscoa, os Pastatelle pugliesi são como os calzoncelli. Deliciosos panzerottini doces com recheio de geléia e frutas secas, cobertos com açúcar granulado. Enquanto, as Scarcelle são formas de massa decoradas com glacê, açúcar e confetes que abraça um ovo de chocolate ou um ovo cozido, como diz a tradição.