Este ano Pietramontecorvino faz parte do ranking dos Borghi più belli d’Italia (as cidadezinhas mais belas da Itália). A pequena cidade da província de Foggia, no norte da Puglia, conquistou um excelente oitavo lugar entre as 20 cidades participantes, uma para cada região da Itália.

Na sua oitava edição, o concurso “Il borgo dei borghi 2020/2021″ elegeu a cidade calabresa de Tropea a grande vencedora. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Baunei (Sardenha) e Geraci Siculo (Sicília). No entanto, Pietramontecorvino teve que superar 3 grandes concorrentes locais para ser a representante da região da Puglia, no sul da Itália. Ao norte da Puglia, a espetacular ilha de San Nicola, no arquipélago das Ilhas Tremiti que faz parte do Parco Nazional del Gargano. Enquanto, ao sul no Salento, Presicce, a cidade do azeite, e Otranto, a cidade mais oriental da Itália.

 

Pietramontecorvino entre os Borghi più belli d’Italia

A pequena cidade medieval de Pietramontecorvino se localiza entre as montanhas da Daunia, no norte da Puglia. A cidade é também Bandiera Arancione, um reconhecimento turístico-ambiental conferido às pequenas cidades do interior da Itália com (máximo de) 15.000 habitantes. A cidade conserva o traçado urbano original do seu centro histórico chamado Terravecchia. Destaque, por exemplo para a Torre normanda do século XIII e o Palazzo Ducale.

A participação de Pietramontecorvino no concurso “Borgo dei borghi” certamente representa uma grande promoção não só para a cidade, mas para toda a Puglia e para o sul da Itália.

Por fim, o ranking completo dos Borghi più belli d’Italia: Tropea (Calábria), Baunei (Sardegna), Geraci Siculo (Sicilia), Albori (Campania), Grottammare (Marche), Campli (Abruzzo), Malcesina (Veneto), Pietramontecorvino, Corciano (Umbria), Cocconato (Piemonte), Finalborgo (Liguria), Valsinni (Basilicata), Trivento (Molise), Pofabbro (Friuli-Venezia-Giulia), San Giovanni in Marignano (Emilia-Romagna), Buonconvento (Toscana), Borgo Valsugana (Trentino-Alto-Adige), Issime (Valle d’Aosta), Pomponesco (Lombardia) e Pico (Lazio).

Fonte: I Borghi più Belli d’Italia