O Pão de Altamura é o preferido dos italianos. Segundo os resultados da pesquisa realizada por Klaus Davi & Co, uma importante agência de comunicação com sede em Roma e Milão, o melhor pão da Itália é produzido no Sul. Em outras palavras, o primeiro lugar no ranking dos 10 pães mais apreciados na Itália é o Pão de Altamura Dop, na Puglia, sul da Itália. No entanto, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, o pão de Matera Igp (Indicação Geográfica Protegida) e o pão da Toscana Dop.

Entretanto desde 2003 o Pão de Altamura possui a certificação européia “Dop (Denominação de Origem Protegida) e faz parte da lista dos produtos Slow Food. A Puglia solicitou o reconhecimento do pão de Altamura como patrimônio cultural imaterial da Unesco.

 

O Pão de Altamura é o preferido dos italianos

Este prêmio é um reconhecimento que valoriza a transparência de toda a cadeia alimentar e as características essenciais dos produtos. Portanto o Pane di Altamura tem uma história de tradição que se mantém viva ao longo do tempo. Esta tradição expressa as características do território e reforça o Made in Italy no exterior.

A alimentação é a principal fatia do orçamento das famílias na Puglia. Cerca de um terço das despesas dos italianos é reservada às refeições, seja em casa, seja em restaurantes e pizzarias. Clique aqui para saber o que comer na Puglia.

O pão de Altamura, junto com outros produtos Dop, por exemplo, o Prosciutto di Parma (presunto de Parma) ou o Parmigiano Reggiano, representa um dos cartões de visita da Puglia e da Itália. A região é uma das metas preferidas do turismo enogastronômico. Clique aqui para conhecer os vinhos da Puglia. Enfim, o turismo gastronômico e enológico é um dos motores da economia da Puglia com milhões de oliveiras centenárias, produtos tradicionais, vinhos DOC e masserie históricas.