O Trem da Dolce Vita passa pela Puglia em uma viagem pela Itália, de norte a sul, em um trem de luxo. Uma viagem inspirada na atmosfera e no estilo dos anos 60 e 70. O trem será um hotel cinco estrelas sobre trilhos que percorrerá 10 itinerários por toda a Itália: 14 regiões e 128 cidades.

A viagem não será para todos, mas somente para viajantes de “primeira classe”. Para dar uma idéia, a viagem Venezia-Londra pela Venice Simplon-Oriente-Express custa, aproximadamente, 4 mil euros. Contudo a Ferrovie SudEst ainda não ofereçe um serviço de “primeiro mundo” aos turistas que querem conhecer a Puglia (Apulia), no sul da Itália. Sem falar dos cidadãos que usam o trem para trabalhar e estudar.

 

O Trem da Dolce Vita passa pela Puglia

A previsão é que o Treno della Dolce Vita comece a funcionar em fevereiro de 2023. Serão cinco trens compostos de dez vagões com suítes e dois vagões deluxe. Além do vagão-bar, vagão-restaurante com chef internacional, para um total de até 64 passageiros.

O itinerário “Salento e la Città dei Sassi” parte de Bari, a capital da Puglia, passa por Brindisi, um dos portos mais conhecidos da Itália, e chega em Lecce, a Florença do Sul. No Salento, as próximas paradas são Otranto, na costa Adriática, e Gallipoli, na costa Jônica. Taranto, única colônia de Esparta, é a ultima cidade costeira antes de chegar em Altamura, a cidade do pão mais famoso da Puglia, e, por fim, Matera, em Basilicata.

Enquanto, a cidade de Foggia faz parte do itinerário “La Via Transiberiana e I Sassi di Matera” que parte de Roma, passa, entre outras cidades, Termoli e Napoli até passar por Altamura até terminar a viagem em Matera.

Enfim, o projeto Treno della Dolce Vita foi criado pela Fondazione FS Italiane que nasceu da parceria entre Trenitalia e Arsenale, empresa de turismo Made in Italy.