Os Roteiros de 4-7-10 dias na Puglia mostram algumas sugestões e dicas para você programar a sua viagem pelo sul da Itália. A Puglia (Apúlia, em português) é uma região do sul da Itália conhecida como o salto da bota. Possui uma costa com mais de 800 km de praias, grutas e falésias banhadas por dois mares: Adriático e Jônico. Uma história construída entre o ocidente e o oriente por romanos, cruzadas, peregrinos e mercantes. Um clima quente que atrai turistas de todo o mundo e favorece a produção de vinhos e de azeites, ingrediente fundamentais na culinária regional.

Não importa que tipo de turista você é. Se a sua intenção é fazer um turismo lento (slow tourism) imergindo e conhecendo o dia-a-dia da Puglia ou, por causa do pouco tempo, ter uma breve panorâmica da Puglia visitando duas ou três cidades no mesmo dia, utilize os Roteiros de 4-7-10 dias na Puglia como base para a criação do seu roteiro.

 

Roteiros de 4 dias na Puglia

Em um roteiro de 4 dias na Puglia, o ideal é otimizar o tempo com poucos e curtos deslocamentos para aproveitar melhor as cidades e atrações. Todavia a Terra di Bari é a zona onde se concentram muitas atrações, algumas bem próximas umas das outras. Comece pela capital, Bari, e use-a como base ou alguma cidade próxima a ela. No segundo dia, conheça os trulli de Alberobello (Patrimônio da Unesco) e a beleza de Polignano a Mare. O terceiro dia é dedicado à cidade branca de Ostuni e Monopoli. O quarto e último dia é reservado à obra-prima da arquitetura medieval do Imperador Frederico II, o Castel del Monte em Andria (Patrimônio da Unesco) e a cidade portuária de Trani. Passou rápido, não é? Em alternativa, por que não fazer um bate e volta até Lecce, no Salento, ou até Matera (Patrimônio da Unesco), em Basilicata?

 

Roteiros de 7 dias na Puglia

Enquanto no roteiro de 7 dias na Puglia você pode adicionar 3 dias ao roteiro anterior para conhecer o sul da Puglia. A base ideal é Lecce, a capital do Salento, porque dali são mais fáceis os deslocamentos para conhecer os arredores. Reserve o quinto dia inteiro (e pode ser pouco) para Lecce, a Florença do Sul. No sexto dia, descendo pela estrada panorâmica da costa Adriática chega-se a Otranto (uma das minhas preferidas) e, (se der) ainda mais ao sul, Santa Maria di Leuca, no extremo sul da Puglia. No sétimo dia, a bela Gallipoli pode ser o ponto de partida para conhecer algumas das praias da Costa Jônica, por exemplo, Punta Prosciutto (Porto Cesareo), Porto Selvaggio (Nardò), Torre San Giovanni (Ugento) e Marina di Pescoluse (Salve), também conhecida como as Maldivas do Salento.

 

10 dias na Puglia

Por fim, acrescente 3 dias para criar o roteiro de 10 dias na Puglia. Conheça com mais calma tudo que foi dito nos roteiros anteriores ou adicione na sua programação o Gargano, o norte da Puglia. A cidade-base do litoral pode ser Vieste, a capital do Gargano, ou Peschici. Enquanto, no interior, San Giovanni Rotondo. Contudo, lembre-se que as estradas do interior têm menos curvas e um tráfego menos congestionado do que as do litoral. No oitavo dia, conheça o Parco Nazionale del Gargano a partir das praias, grutas e falésias do litoral de Vieste e Mattinata. No nono dia, visite, em Monte Sant’Angelo, o Santuario di San Michele Arcangelo (Patrimônio da Unesco) e, se tiver tempo, a Foresta Umbra (Patrimônio da Unesco). Enfim, o último dia do roteiro na Puglia é reservado ao único arquipélago do Mar Adriático, as Ilha Tremiti.

 

Portanto, se você precisar de mais informações sobre os roteiros, os passeios e as cidades da Puglia, clique aqui e entre em contato comigo. Eu respondo rapidinho! 🙂