Alberobello é um dos 500 lugares mais bonitos do mundo, assim falou Lonely Planet. No seu último “Ranking Mundial” a Puglia é presente com uma das suas cidades-símbolo, Alberobello, na 273ª posição.
Embora não tenha uma cidade italiana entre as 10 primeiras, no geral a Itália ficou bem representada. Entre as cidades italianas, Alberobello está em 15º lugar. O primeiro lugar é da Costa Amalfitana, na região da Campania (23º na classificação geral). Na região da Basilicata, Matera, a cidade subterrânea, ficou em 44º. Enquanto, o primeiro lugar no ranking geral é de Petra, na Jordânia.
Alberobello é um dos 500 lugares mais bonitos do mundo
Primeiramente, os destinos turísticos foram classificados como “destinos imperdíveis”. Depois a community de Lonely Planet escolheu os vinte destinos turísticos preferidos. Por fim, chegou-se à lista dos 500 melhores destinos, lugares e experiências para serem vividas pelo menos uma vez na vida. A cidade dos trulli recebe uma média de dois milhões de visitantes por ano. Quase a metade dos turistas são estrangeiros. A cidade dos trulli é também um dos Patrimônios da Humanidade pela Unesco da Puglia. Além disso, Alberobello foi premiada como o “Destino Turístico para Famílias 2020”, nas categorias “interior/campo”. Ao mesmo tempo, a capital dos trulli foi a mais votada de sempre. Em dezembro de 2019, Alberobello foi o destino mais procurado para as festas de Natal em uma pesquisa feita entre funcionários da administração pública. Não é à toa que é uma das cidades Bandiera Arancione.
Os trulli de Alberobello são um dos Patrimônios da Humanidade pela Unesco da Puglia. Alberobello é a capital dos trulli do Valle d’Itria. A cidade tem a maior concentração de trulli, aproximadamente mil casinhas populares brancas com telhados de pedra em forma de cone. A mesma pedra que forma os muros secos típicos da região que também foram reconhecidos como Patrimônio da Unesco.
Deixe um comentário