Atualizado em 03/2024
O que fazer em Bari? A capital da Puglia (Apúlia, em português) é a porta do turismo da região. Em outras palavras, é o início do roteiro da sua viagem pela Puglia.
Bari é a capital da província do mesmo nome e se localiza no centro da costa Adriática. O centro histórico de Bari se chama Bari Vecchia, onde se encontram a Basilica di San Nicola e a Cattedrale di San Sabino. Enquanto, os lampiões são o símbolo da orla mais longa da Europa, o Quartiere Murat é a parte nova da cidade onde estão os teatros e principais ruas do comércio.
Centro Histórico de Bari
A Bari Vecchia é o antigo núcleo da cidade e cresceu a partir do porto. O Porto de Bari foi um dos principais portos do Mediterrâneo e uma ponte entre o ocidente e o oriente. A cidade ganhou importância comercial com o surgimento da Via Traiana na época romana, mas foi com o Império Romano do Oriente que, por quase dois séculos, se tornou o principal centro bizantino no Ocidente.
O centro histórico é um emaranhado de ruazinhas onde é possível, por exemplo, ver as senhoras que preparam le orecchiette, a massa típica local, e sentir o cheirinho de focaccia no ar.
Em uma das entradas do centro historico, um dos símbolos históricos da cidade é o Castello Normanno-Svevo construído por Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico. Todavia, a vida no centro histórico gira em torno da Basilica di San Nicola e da Cattedrale di San Sabino.
A Basilica di San Nicola é um exemplo do estilo românico pugliese que conserva as relíquias do santo padroeiro (festejado em maio). Por isso, a cidade é um importante centro de união e de peregrinação para os fiéis da Igreja Católica Romana e da Igreja Ortodoxa.
Enquanto, atrás da basílica, a Via Venezia percorre a antiga muralha da cidade do Museo Archeologico di Santa Scolastica até a Piazza del Ferrarese, centro da vida noturna barese. Ao lado, a Piazza Mercantile era o antigo centro político e comercial da cidade.
Fora do Centro Histórico
O Quartiere Murat é a “cidade nova” projetada durante o reinado de Gioacchino Murat, cunhado de Napoleão Bonaparte, ao lado da antiga cidade medieval.
A Via Sparano é a principal rua das compras da cidade e liga a praça da estação de trem Bari Centrale ao Corso Vittorio Emanuele II, a rua que divide a “cidade nova” da Bari Vecchia. Certamente, o Palazzo Mincuzzi, em estilo art noveau, é o edifício comercial mais bonito da cidade.
Enquanto, o Teatro Margherita é o único na Europa sobre palafitas, o Teatro Piccinni é o mais antigo da cidade, porém o Teatro Pettruzelli é o maior teatro privado da Europa e símbolo cultural da cidade.
Enfim, a Orla di Bari (Lungomare di Bari) é a mais longa da Europa com 15 km é decorada por lampiões e edifícios históricos em estilo Liberty e de época fascista. A orla liga a Fiera del Levante passando pelo centro histórico e pela Pinacoteca Metropolitana di Bari até a praia de Pane e Pomodoro.
Província: Bari
Habitantes: 325.000
Mapa
Fomos atendidos pelo Alex na nossa viagem pela Puglia, as cidades são lindas !!! Alex é uma pessoa maravilhosa, atencioso, disposto a atender todos os nossos desejos. Parabéns pelo trabalho, desejamos muito sucesso !!! Neuza e Sebastião.
Obrigado Neuza e Sebastião. Gostei muito de passear com vocês.
Espero que um dia nós nos encontremos novamente para curtir a Puglia com mais tempo. : )
Um grande abraço.
Alex
Quanta saudade!!!Gostaríamos muito de voltar.Abraço.
Vocês serão sempre bem-vindos. 🙂
Alex
Alex, ainda está na ativa pois gostaríamos de saber se pode nos acompanhar….
Sempre na ativa : )
Bom dia…
Estarei aí no meio de setembro de 24.
A idéia é passar por:
Bari >> Alberobello, Lecce, Trulli, Faraglioni di Sant’Andrea e Polignano.
O que acha do roteiro? Quantos dias acha suficiente? Sugestão de outros lugares que não podem ficar de fora?
Desde já, muito obrigado.