Atualizado em 03/2024
O que fazer em Bari? A capital da Puglia (Apúlia, em português) é a porta do turismo da região. Em outras palavras, é o início do roteiro da sua viagem pela Puglia.
Bari é a capital da província do mesmo nome e se localiza no centro da costa Adriática. O centro histórico de Bari se chama Bari Vecchia, onde se encontram a Basilica di San Nicola e a Cattedrale di San Sabino. Enquanto, os lampiões são o símbolo da orla mais longa da Europa, o Quartiere Murat é a parte nova da cidade onde estão os teatros e principais ruas do comércio.
Centro Histórico de Bari
A Bari Vecchia é o antigo núcleo da cidade e cresceu a partir do porto. O Porto de Bari foi um dos principais portos do Mediterrâneo e uma ponte entre o ocidente e o oriente. A cidade ganhou importância comercial com o surgimento da Via Traiana na época romana, mas foi com o Império Romano do Oriente que, por quase dois séculos, se tornou o principal centro bizantino no Ocidente.
O centro histórico é um emaranhado de ruazinhas onde é possível, por exemplo, ver as senhoras que preparam le orecchiette, a massa típica local, e sentir o cheirinho de focaccia no ar.
Em uma das entradas do centro historico, um dos símbolos históricos da cidade é o Castello Normanno-Svevo construído por Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico. Todavia, a vida no centro histórico gira em torno da Basilica di San Nicola e da Cattedrale di San Sabino.
A Basilica di San Nicola é um exemplo do estilo românico pugliese que conserva as relíquias do santo padroeiro (festejado em maio). Por isso, a cidade é um importante centro de união e de peregrinação para os fiéis da Igreja Católica Romana e da Igreja Ortodoxa.
Enquanto, atrás da basílica, a Via Venezia percorre a antiga muralha da cidade do Museo Archeologico di Santa Scolastica até a Piazza del Ferrarese, centro da vida noturna barese. Ao lado, a Piazza Mercantile era o antigo centro político e comercial da cidade.
Fora do Centro Histórico
O Quartiere Murat é a “cidade nova” projetada durante o reinado de Gioacchino Murat, cunhado de Napoleão Bonaparte, ao lado da antiga cidade medieval.
A Via Sparano é a principal rua das compras da cidade e liga a praça da estação de trem Bari Centrale ao Corso Vittorio Emanuele II, a rua que divide a “cidade nova” da Bari Vecchia. Certamente, o Palazzo Mincuzzi, em estilo art noveau, é o edifício comercial mais bonito da cidade.
Enquanto, o Teatro Margherita é o único na Europa sobre palafitas, o Teatro Piccinni é o mais antigo da cidade, porém o Teatro Pettruzelli é o maior teatro privado da Europa e símbolo cultural da cidade.
Enfim, a Orla di Bari (Lungomare di Bari) é a mais longa da Europa com 15 km é decorada por lampiões e edifícios históricos em estilo Liberty e de época fascista. A orla liga a Fiera del Levante passando pelo centro histórico e pela Pinacoteca Metropolitana di Bari até a praia de Pane e Pomodoro.
Província: Bari
Habitantes: 325.000
Mapa
Fomos atendidos pelo Alex na nossa viagem pela Puglia, as cidades são lindas !!! Alex é uma pessoa maravilhosa, atencioso, disposto a atender todos os nossos desejos. Parabéns pelo trabalho, desejamos muito sucesso !!! Neuza e Sebastião.
Obrigado Neuza e Sebastião. Gostei muito de passear com vocês.
Espero que um dia nós nos encontremos novamente para curtir a Puglia com mais tempo. : )
Um grande abraço.
Alex
Quanta saudade!!!Gostaríamos muito de voltar.Abraço.
Vocês serão sempre bem-vindos. 🙂
Alex
Alex, ainda está na ativa pois gostaríamos de saber se pode nos acompanhar….
Sempre na ativa : )
Bom dia…
Estarei aí no meio de setembro de 24.
A idéia é passar por:
Bari >> Alberobello, Lecce, Trulli, Faraglioni di Sant’Andrea e Polignano.
O que acha do roteiro? Quantos dias acha suficiente? Sugestão de outros lugares que não podem ficar de fora?
Desde já, muito obrigado.
Alguma dica de onde se hospedar no centro de Bari? Casal. 1 noite só.
Te respondi por e-mail.
Alex