Na noite de 24 de setembro a abertura do Bari International Film Festival (Bifest), o grande festival de cinema da Puglia, coincidiu com a inauguração do novo Teatro Kursaal Santalucia.

Depois de 10 anos fechados e muitas obras de reestruturação, o Teatro Kursaal Santalucia retorna à cidade de Bari, mas como um centro cultural de grande importância histórica. Certamente, Bari passa a ser um importante centro cultural com quatro grandes teatros e centros culturais: Teatro Petruzzelli, Teatro Margherita, Teatro Piccini e Teatro Kursaal Santalucia.

Em 1925, o Kursaal era uma residência em estilo Liberty de propriedade da família Santalucia. No entanto, dois anos depois parte do edifício foi modificada como sala de teatro. Por isso, foi utilizado também como sala de ensaio para os balés e espetáculos realizados no Teatro Petruzzelli. O Teatro Kursaal Santalucia fica no Largo Adua, em frente à orla de Bari, a poucos metros do Teatro Petruzzelli e Teatro margherita.

Até há poucos anos muitos teatros e cinemas estavam fechados. Este programa de revitalização da região da Puglia possibilitou a recuperação de dezenas de teatros em toda a Puglia, no sul da Itália.

 

Bifest e Teatro Kursaal Santalucia

O Bari International Film Festival (Bifest) é um festival internacional de cinema e um dos eventos culturais mais importantes da Puglia. O festival apresenta muitos filmes italianos e internacionais como estréias mundiais. O evento se realizara de 25 setembro a 2 de outubro com projeções no Teatro Petruzzelli, Teatro Margherita, Teatro Piccini e Teatro Kursaal Santalucia.

Por fim, este ano estão programadas duas exibições de “Ennio”, de Giuseppe Tornatore. O documentário fala sobre a vida e a carreira de Ennio Morricone, um dos compositores mais influentes do século XX. Morricone foi duas vezes vencedor do Oscar, autor de mais de 500 trilhas sonoras e homenageado com o “Federico Fellini Platinum Award for Cinematic Excellence”.