Campobasso é a pequena capital do Molise, a região que está ao norte da Puglia.

Campobasso é a capital da região do Molise, “a região que não existe”, porque talvez seja a menor e a menos populosa da Itália. Embora nao seja muito visitada turisticamente, Molise é uma ótima meta distante dos clássicos destinos de viagem.

Fundada como campo militar em época romana, daí o nome, Campobasso gira em torno da colina do centro histórico cheio de ruazinhas e muitas escadarias.

 

O que ver

No topo da colina estão a Igreja Santa Maria Maggiore e o Castello Monforte, monumento nacional e símbolo da cidade, de onde se tem um belíssimo panorama da cidade.

Antes de chegar ao topo da colina estão as igrejas de San Bartolomeo e de San Giorgio Martire, a mais antiga da cidade. Enquanto no pé da colina, o Teatro Savoia, a Cattedrale della Santissima Trinità, o edifício da Banca d’Italia e a barroca Chiesa di Sant’Antonio.

 

Subindo as escadarias do centro histórico, o Palazzo Mazzarotta é sede do Museo Sannitico dedicado a história da zona do atual Molise. Enquanto, o Museo dei Misteri é dedicado ao “Desfile dos Mistérios” realizado durante o feriado de Corpus Christi. O Palazzo Pistilli possui uma coleção com quase 200 obras de seis séculos.

A parte baixa da cidade é o Borgo Murattiano projetado durante o reinado de Gioacchino Murat (aquele mesmo da cidade de Bari), com ruas simétricas e muitos jardins. A cidade ganhou o título de “Cidade Jardim”, veja os jardins do Convitto Nazionale Mario Pagano e da Villa De Capoa, o parque municipal da cidade. Destaque também para o Palazzo San Giorgio e o Palazzo Magno, sedes do Município e da Província.

Campobasso serve também de base para visitar as outras cidades da região, por exemplo, Altilia Sepino onde estão as ruínas da cidade romana de Saepinum, a pequena Pompéia.

Enfim, a 700 m acima do nível do mar, Campobasso está a 2h30min de Bari e a 1h30min de Roccaraso (1.236 m), a estação de esqui mais perto da Puglia.


Região: Molise
Cidade: Campobasso
Habitantes: 50.000
Mapa