Atualizado: 08/2022
Como chegar na Puglia de avião com escala em Roma. Deslocamento de trem de Roma para Bari. Circular de carro pela Puglia, no sul da Itália.
O principal aeroporto da Puglia é o Aeroporto Internacional de Bari “Karol Wojtyła” (BRI). A 12 km do centro de Bari oferece opções de deslocamentos para todas as cidades da região. Clique aqui para saber como ir do aeroporto de Bari até o centro da cidade. Enquanto, o segundo aeroporto é o de Brindisi, Aeroporto do Salento, que fica a 50 km de Lecce.
Antes de tudo, saindo do Brasil, até hoje, não existem voos diretos para a Puglia. Certamente, no mínimo, uma escala você vai ter que fazer. A mais frequente é em Roma (Aeroporto di Roma-Fiumicino). Quanto tempo dura a viagem? Por exemplo, do Rio de Janeiro a Roma a viagem de avião dura, aproximadamente, 11h30min. De Roma a Bari é de 1h. Além disso, o aeroporto de Bari é uma das escalas mais utilizadas pelas companhias low-cost, por exemplo, Ryanair e EasyJet.
Como chegar na Puglia: trem
O trem é a melhor opção para quem quer chegar diretamente no centro de Bari. Todos os dias os trens de Trenitalia (Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca) ligam Roma e Lecce passando por Foggia, Barletta, Bari e Brindisi. Entretanto, do inverno para o verão os horários dos trens sofrem alterações e algumas paradas são eliminadas.
A Ferrovie dello Stato liga Bari, a capital, com a maior parte da região. O centro de Bari e o Aeroporto Karol Wojtyla estão conectados através da Ferrotramviaria que também cobre o norte de Bari e a Província BAT (Barletta-Andria-Trani). Clique aqui para saber como ir do Aeroporto ao centro de Bari.
A Ferrovie del Sud Est cobre as principais cidades do Salento. Enquanto a Ferrovie del Gargano cobre a província de Foggia. Saindo da Puglia, a Ferrovie Appulo Lucane liga a Província de Bari às cidades do interior e Matera, na Basilicata.
A viagem de trem é ideal para quem deseja desfrutar da paisagem da região. Contudo, nem sempre os trens chegam em todos os lugares e os horários podem não coincidir com os dos viajantes. Os trens conectam as principais cidades da região, mas os trens para as pequenas cidades são menos frequentes. Portanto, o trem é perfeito para quem sabe se organizar logisticamente. Em outras palavras, considerar as distancias, o tempo de viagem, a frequência dos trens e o tempo de permanência em cada cidade e atração.
Como chegar na Puglia: carro
Todavia, para você que prefere viajar de carro, para chegar a Puglia a distância entre Roma e Bari é de, aproximadamente, 400 km. A A14 é a famosa autostrada Adriática, que vai de Bologna, na região da Emilia-Romagna, até Taranto passando por Bari. A A16 é conhecida como Bari-Napoli e “autostrada dei due mari” porque liga o mar Tirreno ao mar Adriático, e vai de Napoli, na região da Campagna, até a Canosa di Puglia, na Província BAT (Barletta-Andria-Trani), e depois se une a A14.
A Strada Statale 16 Adriatica (SS16) é a estrada mais longa da Itália. A SS16 liga as principais cidades do litoral Adriático. Começa no norte da Itália, na cidade de Veneza, atravessa quase toda a Itália e termina em Otranto, no Salento. Na região da Puglia, a SS16 é a estrada principal para conhecer a maior parte da região. A partir da SS16 outras estradas completam a rede rodoviária principal, por exemplo, a SS96 para Altamura, Gravina in Puglia e Matera, a SS100 para Taranto, a SS172 para o Valle d’Itria e a SS101 para a Costa Jônica.
Como chegar na Puglia: ônibus
Algumas empresas de ônibus, por exemplo Marozzi, Autolinne Marino, Autolinee Lentini e Miccolis Viaggi e Turismo, ligam a Puglia às outras regiões, cobrindo quase toda a Itália.
Enquanto, dentro da Puglia os ônibus são a última opção para a locomoção. Em alguns casos os ônibus podem substituir os trens, mas na maioria das vezes fazem o último trecho da viagem, onde os trens não podem chegar. No entanto, no verão, os trens são muito congestionados e os horários não são regulares.
Durante o verão, existem transportes públicos, por exemplo o Salento in Bus, de Lecce para as cidades e praias do Salento, principalmente. O Gargano Easy to Reach é a linha que liga o Aeroporto Karol Wojtyla de Bari com as principais cidades turísticas do Gargano, por exemplo, Manfredonia, Mattinata, Vieste, Rodi Garganico e Peschici.
A Pugliairbus liga os aeroportos de Bari e Brindisi com algumas cidades da região, como Brindisi, Monte Sant’Angelo, Lecce, Taranto e Vieste e, fora da Puglia, Matera, na Basilicata.
Links úteis
www.aeroportidipuglia.it/homepagebari
Estou pra ver um blog tão completo de viagens ! Fora a disposição em ajudar qdo se tem alguma dúvida ! Sempre atencioso e receptivo ! Alex é um ser humano incrível e gentil ! Adorei a experiência e a viagem com a ajuda dele sem dúvida fica com outro tempero !
Obrigado Cris e Sérgio. 🙂
Alex
Olá! Primeiro parabenizo pelo blog ! Poderia me esclarecer uma dúvida por gentileza? Pretendo fazer o roteiro Nápoles, Capri , Costa Amalfitana e Puglia , mas não consigo localizar como faço para ir da Costa Amalfitana para lá e como faço para voltar de Puglia para o aeroporto de Roma , de uma maneira rápida , com itinerário inteligente ! Pode me ajudar por favor ?
Olá! Gostaria de saber exatamente o que Mariane escreveu acima! Meu roteiro está idêntico ao dela! Pode me ajudar?!
Da Costa Amalfitana para a Puglia são as mesmas estradas de quem vem de Napoli (A16 e A14).
Para Roma de Bari, são as mesmas A14 e A16, mas em direção a Benevento.
Alex