De frente para o mar Adriático, uma belíssima estrada litorânea leva você por falésias, praias, enseadas, torres e faróis até o extremo sul da Puglia.

Embora no verão o litoral seja um caos, no outono e no inverno um passeio pelo litoral Adriático é uma ótima idéia. Por isso, aproveite a brisa do mar e a temperatura (não muito fria) para percorrer a estrada panorâmica do Salento Adriático, na Puglia (Apúlia), no sul da Itália. A costa do Salento Adriático foi formada por séculos pela água do mar e pelos ventos. São mais de 100 km de um mar límpido, torres de defesa, falésias, oliveiras e muros de pedra a seco. Uma das mais importantes e belas estradas panorâmicas da Itália.

O nosso ponto de partida pela estrada panorâmica do Salento Adriático é San Cataldo, a marina de Lecce, onde estão os restos do porto romano do Imperador Adriano e o Farol de San Cataldo. Seguindo em direção ao sul, a estrada passa pelos bosques da Riserva Naturale Le Cesine antes de chegar na Marina de Melendugno onde estão as praias de San Foca, a espetacular Grotta della Poesia, e as falésias das praias de Torre dell’Orso e de Torre Sant’Andrea.

Depois da ponte da Area Protetta dei Laghi Alimini, uma trilha leva a famosa e histórica Baia dei Turchi. Em Otranto, não perca o fantástico centro histórico com castelo, orla, muralha e a catedral. Enquanto isso, fora da cidade, veja o efeito colorido do lago e da pedreira de bauxita abandonada, e passe pelo farol de Punta Palascìa – Capo d’Otranto, o ponto mais oriental da Itália, a 70 km da Albânia.

 

Estrada panorâmica do Salento Adriático: Parco Naturale Regionale Costa Otranto Santa Maria di Leuca e bosco di Tricase

Aqui começa a estrada litorânea do Parco Naturale Regionale Costa Otranto Santa Maria di Leuca e bosco di Tricase. Depois da Torre Sant’Emiliano, Porto Badisco é famosa porque foi onde Enéias desembarcou escapando do incêndio de Tróia, segundo a lenda de Virgílio. Infelizmente a Grotta dei Cervi, a “Capela Sistina da pré-história”, não é aberta para visitas.

Passando pela Torre Minervino, Santa Cesarea Terme é a principal estação termal da Puglia. Enquanto a Torre de Porto Miggiano é um dos points para os mergulhadores e pescadores subaquáticos.

A cidade de Castro é dividida em Superiore, com as ruínas do castelo e uma ex-catedral, e a Marina com uma das enseadas mais bonitas de toda a costa e, principalmente, a caverna mais famosa de toda a costa do Salento, a Grotta Zinzulusa.

Depois de Castro você vai ver uma série de marinas e atrações, por exemplo, a enseada de Acquaviva, em Marina di Marittima, a Grotta Verde, em Marina di Andrano, a Marina de Tricase Porto, as piscinas naturais de Marina Serra, e o mirante de Torre Nasparo, em Marina di Tiggiano. Depois da Marina di Novaglie, da Ponte del Ciolo se tem uma belíssima vista do fiordo.

Por fim, depois de alguns quilômetros se chega ao farol de Santa Maria di Leuca e ao santuário que é meta de peregrinação. Chamado também de Finibus Terrae, o extremo sul da Puglia era o limite do território romano. Depois dali começavam as colônias.

 

Parco Naturale Regionale Costa Otranto Santa Maria di Leuca e bosco di Tricase