Durante a sua viagem pela Puglia, no sul da Itália, fique atento aos dias FAI. Giornate FAI Autunno 2021 são dias especiais (no outono) para visitar lugares especiais. Entre estes lugares estão propriedades do governo, das forças armadas ou até privadas que neste dias abrem as suas portas para o público.

Na maior parte do ano esses lugares ficam fechados ou não são acessíveis. Por exemplo, edifícios históricos e religiosos, castelos e áreas arqueológicas, museus e parques e jardins históricos e centros históricos.

A FAI – Fondo Ambiente Italiano – é uma fundação italiana sem fins lucrativos que protege e valoriza o patrimônio artístico e natural italiano. A fundação restaura e abre ao público os patrimônios históricos, bens artísticos ou naturalísticos de toda a Itália.

 

Giornate FAI Autunno 2021

A Giornata Fai é um dia dedicado ao patrimônio artístico e cultural italiano organizado por milhares de delegados e voluntários em toda a Itália. A décima edição Giornate Fai d’Autunno acontecerá sábado 16 e domingo 17 de outubro. Serão mais de 600 lugares inacessíveis ao longo do ano em mais de 300 cidades da Itália.

Portanto, entre os muitos lugares visitáveis na Puglia estão, por exemplo, no Salento, o Castello Svevo di Brindisi construído por Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico (hoje área militar) e Abbazia di Santa Maria di Cerrate cercada de oliveiras, em Lecce. Enquanto, na Terra di Bari, o Castello de Conversano, o Convento di San Domenico de Monopoli (hoje sede do Comando Compagnia Carabinieri), a muralha e o centro histórico de Giovinazzo à beira mar, e as ruas e pátios da comunidade grega de Altamura.

Por fim, a entrada não é grátis. O ingresso é uma doação de 3 euros para a FAI. No entanto, é possível fazer a inscrição durante as visitas ou no site (www.fondoambiente.it) para participar de muitos outros eventos em toda a Itália (com numero limitado de visitantes) com vantagens e descontos.