Em maio de 2022, Gucci desfila no Castel del Monte e apoia o projeto de valorização do sítio histórico. O Castel Del Monte de Andria, na Puglia, é um lugar histórico e mágico, de alto valor artístico e cultural. Primeiramente, o Castel del Monte de Andria é um Patrimônio da Humanidade da Unesco. O Castel del Monte é o mais fascinante entre os castelos de Frederico II da Suábia porque é conhecido pela sua planta octogonal, única no gênero e que reproduz a sua coroa imperial. Por volta de 1240, o imperador ordenou a sua construção a 540 metros acima do nível do mar com um mix de elementos artísticos do norte da Europa, do mundo islâmico e da antiguidade clássica. É também o símbolo do encontro de povos, culturas, civilizações e religiões no Mediterrâneo.

 

Gucci desfila no Castel del Monte

A marca Gucci é uma casa de moda de luxo italiana com sede em Florença. Gucci já anunciou que vai apoiar o projeto de valorização do sítio histórico de Castel del Monte como fez, por exemplo, em Pompeia, em 2019, e com os Museus Capitolinos de Roma, em 2020.

Frederico II não foi apenas Rei da Sicília, Duque da Suábia, Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano e rei de Jerusalém. O imperador Stupor Mundi, dotado de uma personalidade multifacetada, foi também patrono das ciências e das artes. No entanto, em torno do castelo existem muitas lendas esotéricas. Uma suposição diz que era realmente um templo secular tendo sido construído sem qualquer finalidade prática aparente, civil ou militar. Talvez um observatório astronômico, porém a teoria do castelo de caça é a mais aceita.

Por fim, o Castel del Monte está na Terra di Bari, dentro do Parco Nazionale del’Alta Murgia, em cima de uma colina a 18 km do centro de Andria. Andria é uma das capitais da província BAT (Barletta, Andria e Trani).