O que fazer em Mattinata. As enseadas de águas azuis e as altas falésias brancas fazem de Mattinata uma das grandes atrações do Parque Nacional do Gargano, na Puglia, no sul da Itália.

No centro antigo da cidade (Rione Junno) é possível ver as primeiras casas de pedra, as pagghiére, porém um dos poucos edifícios históricos é o Palazzo Mantuano, a ex-residência de uma das famílias nobres da cidade. Hoje é sede da biblioteca municipal. O Museo Civico conserva os vestígios da cidade romana Matinum e da presença dos Dauni no Monte Sarraceno. A Farmacia Sansone (sim, é uma farmácia) conserva uma coleção de mais de 4.000 artefatos pré-históricos.

Subindo a trilha do Monte Sacro é possível visitar os restos da antiga Abbazia Benedettina di Santissima Trinità, ver as mais de 80 espécies de orquídeas selvagens e, do alto, curtir o panorama da costa gargânica.

 

As falésias de Mattinata: as praias

A 3 km do centro, o litoral Bandeira Blu de Mattinata (até Vieste, a capital do Gargano) é um dos mais belos da costa Adriática. Certamente a Praia de Piana di Mattinata, a mais perto do centro, é a mais frequentada pelos turistas por causa dos lidos e restaurantes.

Os passeios de barco saem do porto em direção às grutas, como as Grotta Rossa e Grotta dei Pipistrelli, e às praias de difícil acesso, por exemplo, as praias de Pontone Tunno (ou Rotondo). Mais ao norte as praias de Tor di Lupo, a mais calma, e a Mattinatella (o Fontana delle Rose).

No entanto, a Baia delle Zagare (ou dei Mergoli) é o cartão postal do Gargano. Aqui estão os dois faraglioni (rocas) chamados “Arco di Diomede” e “Le Forbici“. Contudo o acesso é reservado aos clientes do hotel e aos possessores de um “pass” cedido pelo Info Point Mattinata. Atenção: o n° de “pass” é limitado. Somente 20 pass para permanecer todo o dia na Baia delle Zagare.

Contudo, a partir de junho de 2021 existe também o Pass 30min para visitar e fotografar a Baia delle Zagare. Neste caso, o limite é de 15 pessoas por faixa horária. As faixas horárias são 3: de segunda a sexta das 9h às 9h30min, das 17h30 às 18h e das 18h às 18h30min). Reservas com pelo menos 48 horas de antecedência. 

Info Point Mattinata
Largo Agnuli – Palazzo Mantuano
Tel. +39 0884 597291 / turismo@comune.mattinata.fg.it

 

Por fim, a belíssima Vignanotica que é uma baía com falésias altas e brancas e uma trilha até a Baia delle Zagare em meio a floresta de pinheiros. Possui uma área pública, lido e estacionamento, mas a praia é de pedrinhas e bate sol, somente, pela manhã.


Província: Foggia
Habitantes: 6.500
Mapa