O que fazer em Taranto. A cidade dos dois mares é a única colônia espartana da Magna Grécia. Os dois mares são divididos pela Ponte Girevole (ponte giratória) que liga a Taranto Vecchia à cidade nova, onde está o Museo Archeologico Nazionale di Taranto – MArTA.
O que fazer em Taranto
Certamente, a ponte giratória é uma das atrações da cidade, principalmente, quando é acionada para a passagem de alguma embarcação. Na Taranto Vecchia, o primeiro núcleo da cidade estão, por exemplo, a Basilica Cattedrale di San Cataldo, o padroeiro da cidade, e a Chiesa di San Domenico Maggiore. De frente para o mar, o edifício histórico do Museo Spartano – Ipogeo Bellacicco abriga subterrâneos e objetos que contam os 2800 anos de história da cidade. O Castello Aragonese ou Castel Sant’Angelo foi construído na ponta da cidade velha, principalmente, para a defesa contra as invasões dos sarracenos. O castelo está aberto todos os dias do ano com visitas guiadas grátis. No entanto, fora do castelo duas colunas dóricas faziam parte do templo de Poseidon, o local de culto mais antigo da Magna Grécia.
Enquanto na Cidade Nova, o museu MArTA – Museo Archeologico Nazionale di Taranto, um dos museus mais importantes do sul da Itália, conserva a história da cidade de Taras, a única colônia espartana fora da Grécia. A orla Vittorio Emanuele III foi construída defensivamente a 10 metros acima do mar. No entanto, é possível passear perto da água e, quem sabe, ver o espetáculo dos golfinhos no Golfo de Taranto. La Rotonda é uma praça em semicírculo onde fica o prédio da Prefeitura construído durante o período fascista. A Via d’Aquino, que depois muda de nome para Via Di Palma, é a rua das compras da cidade.
O que comer
Enfim, o que comer? Taranto é também conhecida pelos pratos à base de mexilhões (cozze) cultivados há mais de 1000 anos no Mar Pequeno.
Como chegar
Embora seja uma das portas do Salento, Taranto não dispõe de uma estrutura eficiente para os turistas. Todavia, é mais econômica que Lecce porque está fora do circuito turístico de massa, mesmo a 90 km de Bari, a 105 km de Lecce, e a 40 km dos trulli do Valle d’Itria. Saindo de Bari de carro, pegue a SS100 e a SS7 em direção a Taranto (100 km). De trem, de Bari a viagem dura 1h20min e custa 8,60€. Da estação de Taranto até a Ponte Girevole a pé dura, aproximadamente, 25min.
Província: Taranto
Habitantes: 200.000
Mapa
Deixe um comentário