O que fazer nas Ilhas Tremiti. No Parque Nacional do Gargano, o arquipélago das Isole Tremiti é uma reserva natural no mar Adriático repleta de grutas marítimas e enseadas rochosas.
O arquipélago das Isole Tremiti é composto de 5 ilhas, porém somente duas delas são habitadas: San Domino, a mais populosa e turística, e San Nicola, a mais histórica. Enquanto as outras três são: a ilha Capraia, a melhor para mergulhar, a pequena Cretaccio (e La Vecchia) e, a mais distante, a ilha Pianosa.
Segundo a lenda, as Isole Tremiti eram chamadas Insulae Diomedeae. Diomedes, herói da Ilíada, foi enterrado na ilha de San Nicola depois da queda de Troia. A deusa Afrodite transformou seus companheiros em gaivotas. Contudo, segundo a lenda, o canto triste das gaivotas ainda pode ser escutado à noite.
O que fazer nas Ilhas Tremiti
San Domino é a maior ilha do arquipélago e onde se localiza a maior parte das estruturas turísticas. Coberta de pinheiros e oliveiras a ilha é repleta de trilhas, por exemplo, a da Punta dell’Elefante. Embora o símbolo da ilha seja o Farol, a grande atração são as grutas marinhas. Vale a pena fazer um passeio de barco para ver, por exemplo, a Grotta del Coccodrillo, Grotta delle Viole, Grotta del Bue Marino e Grotta delle Rondinelle. Mergulhe na Punta di Ponente para ver os destroços do navio romano do século I aC. Existem tantas pequenas praias e enseadas na ilha, mas a Cala delle Arene é a única praia de areia do arquipélago.
A ilha de San Nicola é a parte histórica das Isole Tremiti. No ponto mais alto da ilha, da Abbazia di Santa Maria a Mare se tem uma vista panorâmica do Adriático e das outras ilhas. A abadia, que foi construída por mônacos beneditinos, em 1045, e fortificada no século XIV, conserva um belíssimo piso de mosaico.
Capraia é uma ilha rochosa com algumas aroeiras e alcaparras. Ideal para o mergulho, principalmente, em Punta Secca, onde está o farol, e na Cala dei Turchi. No fundo no mar, entre Capraia e San Nicola, está uma estátua de bronze de Padre Pio.
A ilha de Cretaccio, entre San Domino e San Nicola, é a maior rocha do arquipélago sem vegetação. Contudo, ao lado, La Vecchia, praticamente, é uma pequena rocha.
Distante das outras, na rochosa Pianosa, que faz parte da reserva marinha, é proibido pescar, mergulhar e navegar a uma distância de 500 metros da ilha.
Como chegar
Enfim, o arquipélago das Isole Tremiti está à 22km da costa norte do Gargano. Todos os dias as barcas (traghetti) saem por volta das 8h30min dos portos de Vieste (Porto Vecchio), Peschici, Rodi Garganico e Termoli (Molise) e chegam a Ilha San Domino. Enquanto, o retorno é por volta das 18h30min. O bilhete custa, aproximadamente, 25 euros, e a viagem dura 2h. A cidade proíbe os não residentes de levarem seus próprios carros, principalmente, durante o verão.
Província: Foggia
Habitantes: 500
Mapa
Deixe um comentário