Os vinhos da Puglia, Primitivo e Negroamaro, batem recorde de vendas e se colocam, respectivamente, em primeiro (+23,5%) e quarto lugar (+14,6%) no ranking da grande distribuição italiana de vinhos, em 2020, o ano da pandemia.

Segundo a Coldiretti, o vinho Primitivo, a principal uva da Terra di Bari, está no primeiro lugar no consumo na Itália e no exterior. Enquanto, o Negroamaro, a principal uva do Salento, se revelou versátil pela sua oferta como vinho tinto (rosso), rosado (rosato) e espumante (spumante). Clique aqui para conhecer mais sobre os vinhos da Puglia.

Entretanto, uma das características do vinho da Puglia, no sul da Itália, que pode ser considerada um diferencial é a sua produção biológica. Um hectare entre 8 das vinhas da região é biológico. Em três anos, na Puglia, o número de hectares biológicos passou de 10 mil para 17 mil. Hoje, as cantinas da Puglia estão mais atentas ao ambiente e preocupadas em oferecer um produto eco friendly.

 

Primitivo e Negroamaro batem recorde de vendas

As vinhas populares da Puglia, Primitivo, Negroamaro, Susumaniello e Nero di Troia, também são famosos no exterior. Por exemplo, os vinhos DOC Primitivo di Manduria, il Salice Salentino e il Castel del Monte. Hoje a Puglia é uma referência na produção de vinhos e também na promoção da região através da enogastronomia.

Certamente, a Puglia possui um clima quente e um território tradicionalmente voltado para a produção para de vinhos, principalmente, uvas roxas. Portanto, essa tradição passa também pela capacidade empreendedora dos enólogos da região. A Puglia produz vinhos tintos, brancos e rosés. No entanto, o vinho rosé chegou ao segundo lugar no ranking de satisfação atras somente do rosé de Provença, na França.

A Coldiretti, na Puglia representa mais 50 mil empresas agrícolas e tem como objetivo valorizar a agricultura como recurso econômico, humano e ambiental e integra-la com os interesses econômicos e sociais.