O Roteiro de 4 dias na Puglia – Terra di Bari é visita à zona central da região que compreende Bari, Polignano a Mare, Andria (Castel del Monte) entre outras cidades do litoral e interior da província de Bari e da província de Barletta-Andria-Trani (BAT).
Embora existam muitas atrações da Puglia concentradas na Terra di Bari, as cidades foram agrupadas para evitar longos deslocamentos entre elas.
Roteiro de 4 dias na Puglia – Terra di Bari: 1° Dia – Bari
O primeiro dia é reservado para a capital da Puglia, Bari.
Passeie pelas ruas da Bari Vecchia. O Castelo Svevo é uma das portas de entrada do centro histórico. Enquanto no centro da cidade velha estão a Basilica San Nicola e a Cattedrale di San Sabino, a piazza Mercantile e a piazza Ferrarese são os centros da vida noturna barese. Saindo da Bari Vecchia pelo Teatro Margherita, a orla de Bari é marcada por lampiões e edifícios da época fascista até a praia de Pane e Pomodoro. O Quartiere Murat é famoso pelo Teatro Petruzzelli e edifícios em estilo liberty (Art Nouveau). Enquanto, a Via Sparano é a principal rua das compras de Bari.
Roteiro de 4 dias na Puglia – Terra di Bari: 2° Dia – Polignano a Mare, Monopoli, Fasano, Grutas de Castellana e Conversano
O segundo dia é intenso e cheio de atrações com as cidades de Castellana Grotte, Conversano, Monopoli e Polignano a Mare e Fasano.
O pequeno centro histórico de Polignano a Mare está à beira de um penhasco com vista para a praia de Lama Monachile, um dos cartões-postais da Puglia. Em Monopoli, a barroca Cattedrale di Santa Maria della Madia é a atração da cidade velha. A Piazza Garibaldi é o lugar certo para um café de dia e um drink à noite. O Castello Carlo V é o início da orla que vai até as praias de Porta Vecchia e de Cala Cozze. Contudo, se você quiser aproveitar as praias de Polignano a Mare ou Monopoli (Capitolo) deve adicionar 1 dia no roteiro.
Alguns passeios extras:
- Ao sul de Monopoli, Fasano divide a Terra di Bari do Salento com as ruínas da antiga cidade de Egnazia, restaurantes de frutos de mar no porto e a praia de Torre Canne.
- As grutas de Castellana Grotte são um complexo espeleológico de origem cársica longo 3km, com uma profundidade de 120m e uma temperatura interna de, aproximadamente, 16,5°C, mas viste pela manhã cedo antes da chegada dos ônibus de turistas.
- Um jantar e um passeio em torno ao Castello Acquaviva D’Aragona, em Conversano.
3° Dia – Andria (Castel del Monte), Trani e Barletta
No terceiro dia visite o Castel del Monte, um dos símbolos da Puglia, a catedral de Trani e o castelo de Barletta.
Em Andria, no Parque Nacional da Alta Murgia, o enigmático Castel del Monte do Imperador Federico II, com a sua planta octogonal e oito torres, é um dos patrimônios da UNESCO e símbolo da Puglia. No porto de Trani estão as principais atrações da cidade, por exemplo, o Castello Svevo e a Cattedrale di San Nicola Pellegrino, uma das mais belas da Puglia. Enquanto, o centro histórico conserva a Igreja dos Templários e o bairro hebraico. Enquanto, em Barletta, o Castello Svevo foi base de apoio para a sexta Cruzada comandada pelo Imperador Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico.
4° Dia – Matera, Gravina in Puglia e Altamura
Por fim, no quarto dia, o foco se desloca para perto da fronteira entre Puglia e Basilicata, ainda no Parque Nacional da Alta Murgia.
Gravina in Puglia está à beira de um canyon de 100m de profundidade. Uma ponte-aqueduto separa o sítio arqueológico do centro histórico medieval. No entanto, Gravina esconde uma cidade subterrânea de grutas, túneis e igrejas rupestres escavadas nas rochas. No entanto, saindo da Puglia, na Basilicata, Matera é uma cidade subterrânea com casas escavadas nas rochas que foi set, junto com Gravina, do filme 007 – No Time to Die. Em 2019, foi a Capital Européia da Cultura. Em Altamura, a Cattedrale di Santa Maria Assunta é a grande atração, a única construída pelo Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico. Todavia, a cidade é também famosa pela a descoberta do Homem de Altamura, um fóssil de mais 250.000 anos em exposiçao no Museo Archeologico Statale, e de mais de 4000 pegadas de dinossauros.
Portanto, se você precisar de mais informações sobre os roteiros, os passeios e as cidades da Puglia, clique aqui e entre em contato comigo. Eu respondo rapidinho! 🙂
Olá! Estou pensando em fazer este roteiro em outubro mas não tenho certeza se é uma boa época. Mesmo não sendo muito calor e ideal para aproveitar as praias é uma opção interessante esta região? Li que é um mês bem chuvoso, pode atrapalhar e destoar da paisagem? Obrigada!
Olá, Thais
outubro é, estatisticamente, o “mês das chuvas”, porém na Puglia chove pouco. A partir da metade de setembro começa a baixa temporada (menos calor, menos turistas e preços mais baixos). Até setembro é possivel tomar banho de mar.
Além das praias, a Puglia tem muitas cidadezinhas e atraçoes interessantes como as que voce leu no artigo acima.
Obrigado pelo comentário. Se precisar de mais informaçoes, escreva aqui ou por e-mail.
Abraços
Alex
Olá! Tudo bem? Considerando que a chegada por avião será em Bari, qual a melhor base para explorar a região? Pensei em ficar em Polignano, por ser mais tranquilo e central, considerando que só irei a Matera ao final de toda a viagem pela Puglia, que terminará em Lecce. Desde já, agradeço muito se puderem me ajudar. Abraços!
Olá! Tudo bem?
Polignano é mais bonita e mais turística, mas é pequena e menor que Monopoli que oferece mais opções de hospedagens e restaurantes.
Obrigado pelo contato
Alex
pretendo ir este ano para a Pulia e gostaria de conhecer Bari Poliani Amare e Auberobero tenho disponibilidade de 5 dias voce poderia me ajudar com um roteiro
obs nao curto ficar em praias e sim somente conhecer pois o periodo que estarei por la seria alto verao final de julho.
obrigada
Oi Maria. Claro que posso te ajudar.
Já tem as datas da viagem? Quantas pessoas?
Já sabe onde dormir?
Alex
Boa tarde,
Irei para Puglia em setembro e a minha base será Bari. Vou com meu marido e somos idosos de 62 anos. Quais cidades poderemos conhecer de trem?
De Bari você pode conhecer Polignano a Mare, Monopoli, Brindisi e Lecce. Essas são as cidades mais famosas.
Alex
boa noite , alex, gostaria de um roteiro para puglia cheagarei e roma dia 13/08 as 14;25 e retornarei dia 18/08 de roma para o brasil dia 18/08 voo as 22;05. nesse periodo quero conhecer a puglia. me envie um e mail por gentileza. como fubciona o seu trabalho. muito obrigada
Bom dia
Como se vai de Bari para Alberobella ?
Qual o tempo que dura essa viagem e quanto se deve ficar por lá ? Vale a pena pegar um tour para lá ?
Obrigado