No sul da Itália, no norte da Puglia, o Gargano é um promontório montanhoso à beira do Mar Adriático. O Roteiro de 7 dias na Puglia – Gargano vai guiar você por uma zona montanhosa, rochosa e cheia de curvas, mas com pequenos centros históricos com estradinhas, escadarias e casinhas brancas à beira mar. O litoral garganico é recheado de falésias, praias e baías, por exemplo Mattinata, Vieste e Rodi Garganico. Enquanto o interior é coberto pela Foresta Umbra, o pulmão verde do sul da Itália, e protegido pelo Santuário de São Miguel Arcanjo (Patrimônio da Humanidade da UNESCO na Puglia). Atenção nas curvas porque a paisagem do Gargano causa distração!
Roteiro de 7 dias na Puglia – Gargano: 1° dia – Vieste
Vieste é a capital do Gargano. A capital do Gargano se localiza no meio do litoral, entre Peschici e Mattinata. Na minha opinião, essa é a melhor base para conhecer o Gargano.
O centro histórico de Vieste está sobre um penhasco à beira mar. De um lado a Marina Piccola é o antigo porto da cidade de onde se tem um visual da ilha do Farol de Vieste. Enquanto, o Pizzomunno, um monolito branco vertical alto 25 m símbolo da cidade, na longa praia do Castello. Embora seja afastada 5 km ao norte, a praia de Scialmarino é uma das mais procuradas pelos turistas. O litoral é repleto de praias, baías e grutas até Mattinata.
Roteiro de 7 dias na Puglia – Gargano: 2° dia – Mattinata
Em direção ao sul, Mattinata é sinônimo de praias e falésias brancas. É possível chegar a belíssima Praia de Vignanotica (que bate sol, somente, pela manhã) deixando o carro num estacionamento e pegando um ônibus ou caminhando. Entretanto o outro cartão-postal da cidade é a Baia delle Zagare (ou dei Mergoli), onde estão as duas rocas (faraglioni): Arco di Diomede e Le Forbici, mas o acesso é restrito por ser uma zona privada. Portanto é necessário um pass concedido pelo centro de informações turísticas da cidade.
O Sentiero dell’Amore é uma trilha no meio de uma floresta de pinheiros que liga a Baia delle Zagare a Vignanotica. A Praia de Piana di Mattinata é a mais indicada para quem quer ficar em lidos, perto de restaurantes e próximo ao centro.
Roteiro de 7 dias na Puglia – Gargano: 3° dia – Isole tremiti
Acorde cedo e pegue uma barca (traghetto) para as Ilhas Tremiti com retorno no fim da tarde. As barcas saem todos os dias do Porto Vecchio de Vieste, mas saem também de Peschici e Rodi Garganico.
O arquipélago Isole Tremiti é uma reserva natural no Mar Adriático formado por 5 ilhas: San Domino, a mais populosa, e San Nicola (o núcleo histórico do arquipélago). Enquanto as outras três não são habitadas. A Capraia é a melhor para mergulhar. A Cretaccio é muito pequena. A Pianosa é proibida para turistas porque faz parte da Riserva Marina Integrales. Portanto um passeio de barco é “obrigatório” para conhecer as ilhas, as grutas e dar um mergulho no azul do Mar Adriático.
4° dia – Monte Sant’Angelo
Indo para o interior (ou a procura do seu interior), o Santuário de São Miguel Arcanjo de Monte Sant’Angelo é uma das principais metas de peregrinação do ocidente e um dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO na Puglia. Por aqui passaram muito peregrinos e cavaleiros antes da viagem para a Terra Santa.
O Quartiere Junno é um bairro histórico de origem pobre com casinhas brancas. O Castello di Monte Sant’Angelo foi a residência di Imperador Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico e está localizada no ponto mais alto da cidade, de onde se tem uma bela panorâmica do Golfo di Manfredonia.
Ainda no tema religioso, a 25 km de Monte Sant’Angelo está o Santuário de San Pio ou Igreja de Padre Pio, na cidade de San Giovanni Rotondo, um outro centro de peregrinação dos mais visitados da Itália.
5° dia – Peschici
Ao norte de Vieste, Peschici pode ser uma alternativa de base para conhecer, principalmente, as cidades de Rodi Garganico, Vico del Gargano e a Foresta Umbra. Peschici possui um centro histórico típico de casinhas brancas e um litoral de torres e trabucchi. Os trabucchi são antigas estruturas de pesca que hoje se transformaram em pequenos restaurantes.
A Baia di Zaiana é onde acontece a movida de dia por causa da praia e à noite por causa das festas nos lidos. A Praia de Manaccora é famosa pela sua grande gruta (il Grottone). Enquanto a Praia da Marina di Peschici é a preferida das famílias.
6° dia – Rodi Garganico
O centro histórico de Rodi está sobre um penhasco à beira mar como o de Peschici e Vieste. No entanto, aqui estão as ruínas do castelo e uma orla suspensa de onde é possível ver o porto da cidade. As duas praias mais famosas são a do Ponente e a do Levante. Esta última é protegida do vento Maestrale. Daqui é possível chegar aos lagos de Varano (em 30 min) e de Lesina (45 min).
7° dia – Vico del Gargano e Foresta Umbra
A manhã do último dia é reservada a Foresta Umbra, a floresta primitiva e milenar Nemus Garganicum (a 30 min de Vieste e 25 min de Vico del Gargano). O pulmão verde do sul da Itália é formado principalmente por faias, pinheiros e carvalhos. No centro do parque existe um estacionamento perto do Laghetto d’Umbra, o lugar ideal para fazer aquela foto de recordação, além de um museu, um bar e uma área dedicada aos cervos.
Por fim, a tarde nas montanhas do Parque Gargano, em Vico del Gargano (I Borghi Più Belli dell’Italia). O centro histórico medieval preserva a Torre do Castello Normanno-Svevo, a Chiesa Matrice e portais, escadas e casas (tudo de pedra). Vico é muito visitada, principalmente, no Dia dos Namorados (14 de fevereiro – San Valentino, o padroeiro da cidade). O Vicolo del Bacio é o ponto de encontro dos namorados, uma ruazinha com 30 cm de largura que é tão estreita que só resta dar um beijo.
Estou amando o site. Parabéns pelas postagens.
Planejo ir a Puglia tão logo a situação se normalize.
Uma pergunta: como faço para visitar a Baía delle Zagare?
Ciao Maria Isabel,
para chegar de carro até a Baia delle Zagare voce vai ter que utilizar o acesso privado do Hotel delle Baia Zagare (use este hotel como referencia). O estacionamento custa 10/20 euros. Chegue cedo porque o acesso é restrito. Retire o pass (gratis, mas sao poucos por dia) na prefeitura de Mattinata para garantir uma permanencia sem problemas na praia.
Obrigado pelo comentario.
Se precisa de mais informaçoes, é so escrever!
Alex
Olá . 15 dias sao suficientes para visitar a Puglia norte de Bari e. sul ou fica muito corrido?
Ciao Solange,
15 dias são suficientes sim.
Se você precisar de ajuda, é só escrever.
Alex
Boa noite A ideia inicial seria escolher 3 cidades como “pit stop” e ficar indo e vindo dos passeios nas cidades vizinhas. AMAMOS tomar banho de mar, praias, etc, mas também sabemos que a região irá nos oferecer muitos programas culturais. estamos muito inseguros na hora de escolhas as cidades onde faremos as paradas e também o planejamento do roteiro. Gostamos de bons hotéis, bem localizados e muito confortáveis. Será que poderia nos ajudar? Desde já, Muito obrigada.
Patricia Moniz Freire
patriciamonizfreire@gmail.com
Ola.
já tem uma ideia dos lugares que você quer conhecer.
Assim posso te indicar as bases.
Alex
Olá, gostaria de saber qual a melhor cidade para ter acesso ao Parco Nazionale del Gargano, levando em conta que estarei sem carro, ou seja, dependendo de transporte público ou excursão (estaria vindo de Bari ou Bologna). Desde já obrigada pelas informações no blog, estou planejando conhecer a região da Puglia em breve, e tenho acompanhado os posts daqui.
Estarei em julho num Cruzeiro e depois ficarei 7 dias ou mais em Puglia . Quero comprar um excursão com roteiro, hotel e guia . Não conheço nada . Se puder me indicar uma agência . Estaremos em 8 pessoas . Obgd