Slow Food na Puglia é, acima de tudo, a valorização dos produtos e das tradições enogastronômicas.
Embora tenha sido criado na Itália, Slow Food é uma associação internacional que atua em 150 países promovendo o prazer da “degustação lenta” e as enogastronômias tradicionais. Em outras palavras, o Slow Food na Puglia, como em toda a Itália, é um certificado com critérios semelhantes aos das certificações para os vinhos. Portanto, é uma garantia de proteção da biodiversidade, das tradições e do território, por exemplo, o capocollo de Martina Franca.
Certamente, o Slow Food é o oposto da agricultura industrial e da destruição do meio ambiente. A Associação protege, principalmente, as pequenas produções de qualidade e os vegetais e animais em extinção, através de uma agricultura sustentável respeitando os processos tradicionais e as características da localidade. Todavia, o Slow Food preserva também as localidades que possuem um valor histórico, artístico ou social, que também fazem parte do patrimônio gastronômico que, por exemplo, é o caso da Puglia, no sul da Itália.
A Puglia lenta
Antes de tudo a Puglia sempre soube utilizar e valorizar seus produtos locais, as estações do ano e as tradições agrícolas. A culinária pugliese é considerada uma das melhores no panorama gastronômico italiano porque o seu segredo está no uso dos produtos locais. Enfim, procure os restaurantes com o certificado Slow Food e prove alguns produtos e pratos da Puglia em um modo mais lento. Portanto aqui vai uma lista dos produtos protegidos pelo Slow Food:
Embutidos
- Capocollo de Martina Franca
Queijos
- Caciocavallo podolico do Gargano
- Pallone de Gravina in Puglia
Produtos da Terra
- Frutas cítricas de Gargano
- Fava (um tipo de feijão) de Carpino
- Amêndoas de Toritto
- Tomate “fiaschetto” de Torre Guaceto, Carovigno
- Tomate regina de Torre Canne, Fasano
- Cenoura de Polignano a Mare
- Cebola vermelha de Acquaviva
- Figo seco com amêndoas de San Michele Salentino
- Damasco de Galatone
- Grão-de-bico preto da Murgia cársica
Produtos feitos no forno
- Pão tradicional da Alta Murgia
- Biscoito de Ceglie
- Suspiro de Bisceglie
Raças animais
- Vaca podolica do Gargano
- Cabras garganica
- Ovelhas de Altamura
Deixe um comentário